
Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.
Este livro foi um verdadeiro achado de verão, eu estava com muita vontade de ler um livro novo e passando pelo terminal rodoviário eu entrei naquela rede de revistaria Super News e eu fui garimpar um livro leve e eis que me deparo com Deslembrança. Como eu não conhecia a história eu tive que julgar o livro pela capa, claro, e a capa é realmente muito linda e a sinopse acaba chamando sua atenção porque é uma história diferente de tudo o que está na grande mídia em relação a livros.
Deslembrança fala sobre a adolescente London que por algum distúrbio neurológico desconhecido não consegue se lembrar de seu passado (recente ou não) e só consegue se "lembrar" do seu futuro. Todas as madrugadas seu cérebro da um resete exatamente as 4:33 e então ela esquece tudo o que aconteceu naquele dia e nos dias anteriores a esse, porém ela tem sonhos e lembranças do que acontecerá no futuro. Para lidar com isso ela monta um esquema de anotações que ela utiliza para se atualizar diariamente e se manter na escola sem destoar tanto do restante dos estudantes.
Os primeiros capítulos do livro são mais para o leitor se adaptar a vida da London do que com o enredo da história propriamente dito, então muitas das coisas que acontecem durante esse começo poderia não acontecer e ainda assim o livro não perderia tanto em qualidade, esses capítulos servem mais para apresentar os outros três personagens da história e as únicas pessoas de seu meio que realmente conhecem seu problema: a mãe, Luke, o namorado super gato e Jamie sua melhor amiga que se envolve em problemas ao se relacionar com um professor casado na escola e não quer nem ouvir a London falar sobre seu futuro.
Durante o livro a verdadeira trama da história vai se revelando que é sobre um sonho que ela tem como um enterro, como ela sempre sonha com o futuro suas expectativas estão em descobrir de quem é o enterro e tentar impedir sua morte, mas o que ela percebe depois de uma pequena investigação feita com a ajuda de sua melhor amiga e de seu namorado super gato Luke, ela descobre que esse enterro não é do futuro e sim do passado e que sua memoria pode estar retornando (de forma seletiva), no meio dessa trama ela descobre que tinha um irmão e que quando era criança ela o viu ser sequestrado, descobre que pode mudar o futuro e reencontra o seu pai desaparecido desde sempre.
O livro em si é maravilhoso, apesar do desfecho ser um pouco confuso, a história é muito boa e os personagens são muito bons. Como o livro não tem tantos personagens ativos com real importância para o enredo, fica difícil escolher um personagem preferido nesta história, sendo assim eu peço uma atenção especial ao namorado super gato Luke porque ele é muito fofo, super atencioso, já conhecia o problema dela e foi ultra discreto em relação a tudo.
Com certeza esse livro está entre as melhores leituras de dezembro/2012. E como eu falei no começo um achado de verão. Recomendadíssimo!
Enfim...
Até a próxima!
(Ps.: Se vocês lerem comentem, para que eu possa saber que vocês estão por aí. E se quiser saber um pouco mais sobre nós e só dar um pulinho na nossa sessão "Muito Prazer", e não esqueçam: Comentem!)


0 comentários:
Postar um comentário